Coadjuvantes que brilharam no Cinema


Ao assistir 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', a opinião é unânime: Heath Legder deu um show no papel do vilão Coringa, que acabou conseguindo a simpatia do público mesmo sendo o antagonista da trama.
Este estranho fenômeno em que um coadjuvante tira o brilho da estrela principal do filme e dá um show à parte pode parecer bastante estranho, mas tem se tornado muito comum nas produções atuais de Hollywood.
 



Além da majestosa atuação de Ledger e da ótima criação de um personagem sombrio, a morte do ator e a exploração da mídia em cima do assunto ajudaram não só a promover sua atuação como também o filme 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'. Claro que o ator mereceu o mérito e construiu o personagem de maneira única e muito bem desenvolvida, mas a mídia e as incertezas sobre a sua morte colaboraram para aguçar o interesse das pessoas a prestigiar a penúltima atuação do astro nas telonas. Antes de falecer o ator conseguiu deixar-nos sua obra-prima.


Junte a um grande filme, com direção e roteiro impecável, e temos esta reação que colocou o novo 'Batman' como o quarto filme mais visto na história do cinema. Ledger desenvolveu sua carreira de maneira invejável: começou atuando em filmes adolescentes, se destacou merecidamente e concorreu ao Oscar no ótimo 'O Segredo de Brokeback Mountain' e criou um dos personagens mais cativantes em 'Batman', mesmo como um vilão agente do caos sem passado definido. O ator se tornou uma lenda.
Outro exemplo, em que a coadjuvante "roubou" a cena foi Cameron Diaz, em 'O Casamento do Meu Melhor Amigo'. Neste caso o roteiro ajudou, e muito, na identificação do público com a personagem de Diaz.

.........


O mérito de ofuscar Roberts não foi totalmente dela, já que o roteiro humanizou-a de maneira a sua personagem ter uma maior identificação do público até o penúltimo ato da película. Enquanto Julia Roberts - maior estrela feminina naquele período - tinha como papel uma mulher com incertezas sobre a vida, Diaz vivia uma moça ingênua e feliz, apaixonada pelo seu futuro marido.
Diaz também estava divina e em atuação esplêndida: ela abraçou seu papel com naturalidade e timing cômico ideal para o filme. A cena em que a desajeitada garota canta no videokê de um bar se tornou clássica e lançou a atriz ao estrelato.
Em 'Dreamgirls - Em Busca de um Sonho', um outro caso curioso, que rendeu até prêmio no globo de Ouro e indicação ao Oscar para a rejeitada American Idol Jennifer Hudson.
Beyoncé Knowles foi contratada para o filme com o intuito de atrair um público maior para um longa de teor mais cultural que comercial. Ela não tinha muita experiência como atriz, mas era uma cantora diva que vendia milhões de CD's.
Para o azar dela, Jennifer Hudson se demonstrou uma atriz nata e, literalmente, deu um show de atuação. Uma ex-American Idol rejeitada conquistar a preconceituosa Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi um fato chocante, que necessitou de muita garra na atuação da até então cantora, que além de conquistar seu espaço em Hollywood, engrandece e acrescenta muito em 'Dreamgirls - Em Busca de um Sonho'.
Hudson atualmente segue com a promessa de uma carreira promissora no cinema, como visto em 'Sex and the City - O Filme'. A revelação da estrela não deve ter deixado a ofuscada Beyoncé feliz, mas fez a alegria dos críticos e público.
Entre milhares de exemplos, podemos citar também o que aconteceu em 'Garota, Interrompida'. Antes de ter seu nome vinculado a problemas judiciais ao roubar uma loja, Winona Ryder estrelou esta fascinante história sobre a vida de uma jovem em um famoso hospital psiquiátrico no conturbado final dos anos 60.
O filme é baseado nas memórias de Susanna Kaysen, vivida por Ryder, mas quem dominou todas as cenas do longa e fascinou o público foi Angelina Jolie, que inclusive venceu o OSCAR 2000 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo trabalho.
Resultado: 'Garota, Interrompida' catapultou Jolie ao estrelato enquanto Ryder não apareceu em nenhum outro grande trabalho.
Mas o processo de um personagem coadjuvante atrair interesse maior do que o protagonista é mais comum do que imaginamos, e pode ser visto em diversas produções. Nem animações escapam ilesas deste fenômeno: Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória, ofuscou todo o brilho de Nemo em 'Procurando Nemo'. Ou até mesmo o divertido Burro, em 'Shrek'. Mas Hollywood tira proveito: quando um coadjuvante ofusca o personagem principal, muitas vezes ele ganha um filme-solo para animar o público e lucrar bastante dinheiro.
Resta para nós ficarmos ligados nas atuações esplêndidas destes astros que conseguiram a proeza de se destacar sem ter muito em mãos. Ledger infelizmente só poderá nos surpreender mais uma vez, no seu inacabado trabalho em 'The Imaginarium of Doctor Parnassus' , que estreia em 2009.

The Imaginarium of Doctor Parnassus

Mas não se preocupe: novos astros surgirão, quando você menos espera.

Fonte: Cine POP

0 comentários:

Postar um comentário