Top 10 – Filmes da Disney




10. Planeta do Tesouro (2002)
Talvez o menos conhecido dessa lista. "Planeta do Tesouro" é um filme baseado no livro "A Ilha do Tesouro", porém sua história é adaptada para um futuro bem distante (na minha opinião, uma desculpa para o excesso de efeitos especiais desse filme). É um filme divertido a beça, bastante criticado por se prender somente ao público infantil, mas pra mim possui ótimas cenas de ação, um roteiro competente e personagens carismáticos. Foi o último filme da Disney que me agradou, espero que "A Princesa e o Sapo", desse ano seja tão bom ou melhor.

 
9. A Nova Onda do Imperador (2000)
"A Nova Onda do Imperador" é um filme descompromissado, sem profundidade no enredo, porém com muito, mas MUITO humor. É disparado o longa mais engraçado da empresa, com piadas que agradam a qualquer faixa etária. Com uma equipe de dubladores inspirados na versão original, a versão brasileira também mostra muita competência trazendo os globais Selton Mello e Marieta Severo. Guilherme Briggs como Kronk está senssacional, fazendo com que o capanga brutamontes se torne o personagem mais divertido do filme. Uma comédia excelente, sem mais!

8. Robin Hood (1973)
Na lista anterior, esse daqui não estava presente pois fazia muito tempo que não via e por isso não me lembrava muito de suas grandes qualidades. Porém, certo dia, passou no Disney Channel de manhãzinha e resolvi assistir. Putz, é um filmaço, cheio de ação, romance e várias mensagens positivas. Com ótimos personagens (o Urso João Pequeno, dublado no Brasil pelo mestre Orlando Drummond, é o meu preferido), e um clímax muito bem apresentado (talvez o melhor dos filmes da Disney), está aí uma excelente adaptação da famosa história de Robin Hood. A trilha sonora não apresenta nada que marque muito, mas é bem composta, divertida e ajuda a construir uma narrativa sólida e cativante durante o filme.
 
7. Branca de Neve e os Sete Anões (1937) 
Um clássico endeusado pelos crítcos e considerado por vários cinéfilos como a maior obra-prima da história da animação, esse belo filme é realmente muito bom, porém é superestimado demais. Nos aspectos técnicos, fica muito atrás de Dumbo e Pinóquio, a narrativa é um pouco arrastada. Uma adaptação do famoso conto dos irmãos Grimm praticamente idêntica, sem por nem tirar nada. O verdadeiro destaque mesmo fica por conta dos anões. Também devo falar da trilha sonora, que trás ótimas músicas (Eu vou, eu vou, pra caaasa agora eu vou). Como não vejo ele faz um bom tempo, fica dificil falar mais do que isso.
 
6. O Cão e a Raposa (1981)
"O Cão e a Raposa" é um pequeno clássico muito pouco lembrado hoje em dia. Um filme que não traz tanto conteúdo e insiste em reforçar a sua mensagem principal que é sobre amizade. Mas a forma como essa moral é apresentada vai aparecendo de uma forma tão sincera que é impossível não nos indetificarmos pelo menos um pouco com o que o filme nos passa. No meu caso, me identifiquei muito, e por isso tenho um carinho especial por essa obra. É angustiante ver os rumos que uma linda amizade acaba seguindo, mesmo sendo inevitável. É um desenho maravilhoso, porém após seu final (excelente, por sinal), fica claro que poderia ter ganhado um enredo mais interessante.
 
5. Dumbo (1941)
Esse é um dos filmes mais emocionantes que já vi. Uma história entre mãe e filho que nenhuma outra supera. Lindo do início ao fim, com uma narrativa bastante teatral e uma simplicidade extremamente natural, o fato do enredo fluir com facilidade contribui na ótima construção do personagem principal. A presença do personagem Timóteo (está entre os meus secundários preferidos da Disney), um ratinho que vive com a galera do circo, é fundamental para que o ritmo do filme não caia. É ótimo, comovente, genial, profundo e inteligente, pena que seja curto demais.
 
4. Aladdin (1992)
Pô, esse filme é bom demaaaaais. "Aladdin" conta a história de um jovem árabe pobretão que acha uma lâmpada, aí pede ao gênio para se tornar um príncipe e fica tirando onda com a Jasmine no tapete voador. Depois, se arrepende de ter usado um alter-ego para conquistar o coração da princesa e acaba enfentando o vilão Jafar (um vilão sensacional aliás!). Um filme que não funcionaria sem seus personagens secundários, que são prá lá de carismáticos. O macaquinho Abu, o já citado tapete, o papagaio companheiro de Jafar, Iago e principalmente, o gênio, que rouba todas as cenas em que aparece. Esse filme é imperdível e tem uma trilha sonora excelente (A Whole New World até tocará no meu casamento).
 
3. Pinóquio (1940)
"Pinóquio" é um filme extremamente fantasioso. Daqueles que conseguem te deixar pensando por um bom tempo sobre as lições que ele passa. Explêndido tecnicamente, com traçados artísticos que lembram quadros renascentistas, é lindo de acompanhar o destino trágico do pequeno boneco de madeira. Um filme que resgata a criança e a inocência que talvez ainda exista nas pessoas mais velhas, e que ensina muita coisa útil aos pequenos. A trilha sonora tem uma música que se tornou referência quando se fala dos clássicos Disney. "When You Wish Upon A Star" (no Brasil adaptado para "Estrela Dos Sonhos") é fantástica e bastante reflexiva. Um desenho que carrega a genialidade de Walt Disney e consegue me encantar até hoje.
 
2. A Bela e a Fera (1991)
Uma trilha sonora perfeita, uma história belíssima por sí só, personagens marcantes, sequências inesquecíveis e uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Preciso falar mais? Preciso. Preciso porquê "A Bela e a Fera" beira a perfeição e nunca é demais exaltar suas qualidades. Tem cenas que fazem rir e cenas que comovem, partes mágicas como a dança no salão acompanhada pela mais bela música original de uma animação: "Beauty And The Beast" (no Brasil adaptada para "Sentimentos São"). As figuras desse filme são um tanto enigmáticas e todas acabam nos cativando. Os objetos vivos do castelo e a própria Fera são marcantes. Inesquecível e magistral, mas não tanto quanto o primeiro lugar dessa lista.
 
1. O Rei Leão (1994)
Quem viveu, sabe o que vou falar agora. "O Rei Leão" é fantástico, maravilhoso, lindo e perfeito. Sim, tudo isso mesmo. Quem cresceu assistindo essa obra-prima master da Disney hoje sempre tem boas recordações e quando assiste outra vez, volta a se sentir crinça denovo. Um efeito que só coisas muito marcantes podem causar. Os personagens são inesquecíveis, Timão, Pumba, Simba, Mufasa, Scar, Nala, Zazu, as Hienas... até o Macaco das Dorgas acrescenta muito ao filme. As músicas então... "Hakuna Matata" foi um hino da minha infância. "Can You Feel The Love Tonight", cantada pelo grande Elton John é belíssima e se encaixa muito bem na história. Enfim, tenho muita pena de quem não pode crescer assistindo esse lindo desenho. Primeiro lugar com louvor!

Bom, ta aí meu top reformulado. Tirei “A Dama e o Vagabundo” depois de rever “Robin Hood”, e ainda não ví: “Cinderela”, “Alice no País das Maravilhas”, “Mogli” e alguns outros aí, mas acredito que só “Alice” (pelo que me falam e pelo que ja lí) poderia entrar.

 Fonte:Bonas, Giulio Bonanno

0 comentários:

Postar um comentário