10. Planeta do Tesouro (2002)
Talvez
o menos conhecido dessa lista. "Planeta do Tesouro" é um filme baseado
no livro "A Ilha do Tesouro", porém sua história é adaptada para um
futuro bem distante (na minha opinião, uma desculpa para o excesso de
efeitos especiais desse filme). É um filme divertido a beça, bastante
criticado por se prender somente ao público infantil, mas pra mim possui
ótimas cenas de ação, um roteiro competente e personagens carismáticos.
Foi o último filme da Disney que me agradou, espero que "A Princesa e o
Sapo", desse ano seja tão bom ou melhor.
9. A Nova Onda do Imperador (2000)
"A
Nova Onda do Imperador" é um filme descompromissado, sem profundidade
no enredo, porém com muito, mas MUITO humor. É disparado o longa mais
engraçado da empresa, com piadas que agradam a qualquer faixa etária.
Com uma equipe de dubladores inspirados na versão original, a versão
brasileira também mostra muita competência trazendo os globais Selton
Mello e Marieta Severo. Guilherme Briggs como Kronk está senssacional,
fazendo com que o capanga brutamontes se torne o personagem mais
divertido do filme. Uma comédia excelente, sem mais!
8. Robin Hood (1973)
Na
lista anterior, esse daqui não estava presente pois fazia muito tempo
que não via e por isso não me lembrava muito de suas grandes qualidades.
Porém, certo dia, passou no Disney Channel de manhãzinha e resolvi
assistir. Putz, é um filmaço, cheio de ação, romance e várias mensagens
positivas. Com ótimos personagens (o Urso João Pequeno, dublado no
Brasil pelo mestre Orlando Drummond, é o meu preferido), e um clímax
muito bem apresentado (talvez o melhor dos filmes da Disney), está aí
uma excelente adaptação da famosa história de Robin Hood. A trilha
sonora não apresenta nada que marque muito, mas é bem composta,
divertida e ajuda a construir uma narrativa sólida e cativante durante o
filme.
7. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Um
clássico endeusado pelos crítcos e considerado por vários cinéfilos
como a maior obra-prima da história da animação, esse belo filme é
realmente muito bom, porém é superestimado demais. Nos aspectos
técnicos, fica muito atrás de Dumbo e Pinóquio, a narrativa é um pouco
arrastada. Uma adaptação do famoso conto dos irmãos Grimm praticamente
idêntica, sem por nem tirar nada. O verdadeiro destaque mesmo fica por
conta dos anões. Também devo falar da trilha sonora, que trás ótimas
músicas (Eu vou, eu vou, pra caaasa agora eu vou). Como não vejo ele faz
um bom tempo, fica dificil falar mais do que isso.
6. O Cão e a Raposa (1981)
"O
Cão e a Raposa" é um pequeno clássico muito pouco lembrado hoje em dia.
Um filme que não traz tanto conteúdo e insiste em reforçar a sua
mensagem principal que é sobre amizade. Mas a forma como essa moral é
apresentada vai aparecendo de uma forma tão sincera que é impossível não
nos indetificarmos pelo menos um pouco com o que o filme nos passa. No
meu caso, me identifiquei muito, e por isso tenho um carinho especial
por essa obra. É angustiante ver os rumos que uma linda amizade acaba
seguindo, mesmo sendo inevitável. É um desenho maravilhoso, porém após
seu final (excelente, por sinal), fica claro que poderia ter ganhado um
enredo mais interessante.
5. Dumbo (1941)
Esse
é um dos filmes mais emocionantes que já vi. Uma história entre mãe e
filho que nenhuma outra supera. Lindo do início ao fim, com uma
narrativa bastante teatral e uma simplicidade extremamente natural, o
fato do enredo fluir com facilidade contribui na ótima construção do
personagem principal. A presença do personagem Timóteo (está entre os
meus secundários preferidos da Disney), um ratinho que vive com a galera
do circo, é fundamental para que o ritmo do filme não caia. É ótimo,
comovente, genial, profundo e inteligente, pena que seja curto demais.
4. Aladdin (1992)
Pô,
esse filme é bom demaaaaais. "Aladdin" conta a história de um jovem
árabe pobretão que acha uma lâmpada, aí pede ao gênio para se tornar um
príncipe e fica tirando onda com a Jasmine no tapete voador. Depois, se
arrepende de ter usado um alter-ego para conquistar o coração da
princesa e acaba enfentando o vilão Jafar (um vilão sensacional aliás!).
Um filme que não funcionaria sem seus personagens secundários, que são
prá lá de carismáticos. O macaquinho Abu, o já citado tapete, o papagaio
companheiro de Jafar, Iago e principalmente, o gênio, que rouba todas
as cenas em que aparece. Esse filme é imperdível e tem uma trilha sonora
excelente (A Whole New World até tocará no meu casamento).
3. Pinóquio (1940)
"Pinóquio"
é um filme extremamente fantasioso. Daqueles que conseguem te deixar
pensando por um bom tempo sobre as lições que ele passa. Explêndido
tecnicamente, com traçados artísticos que lembram quadros
renascentistas, é lindo de acompanhar o destino trágico do pequeno
boneco de madeira. Um filme que resgata a criança e a inocência que
talvez ainda exista nas pessoas mais velhas, e que ensina muita coisa
útil aos pequenos. A trilha sonora tem uma música que se tornou
referência quando se fala dos clássicos Disney. "When You Wish Upon A
Star" (no Brasil adaptado para "Estrela Dos Sonhos") é fantástica e
bastante reflexiva. Um desenho que carrega a genialidade de Walt Disney e
consegue me encantar até hoje.
2. A Bela e a Fera (1991)
Uma
trilha sonora perfeita, uma história belíssima por sí só, personagens
marcantes, sequências inesquecíveis e uma indicação ao Oscar de Melhor
Filme. Preciso falar mais? Preciso. Preciso porquê "A Bela e a Fera"
beira a perfeição e nunca é demais exaltar suas qualidades. Tem cenas
que fazem rir e cenas que comovem, partes mágicas como a dança no salão
acompanhada pela mais bela música original de uma animação: "Beauty And
The Beast" (no Brasil adaptada para "Sentimentos São"). As figuras desse
filme são um tanto enigmáticas e todas acabam nos cativando. Os objetos
vivos do castelo e a própria Fera são marcantes. Inesquecível e
magistral, mas não tanto quanto o primeiro lugar dessa lista.
1. O Rei Leão (1994)
Quem
viveu, sabe o que vou falar agora. "O Rei Leão" é fantástico,
maravilhoso, lindo e perfeito. Sim, tudo isso mesmo. Quem cresceu
assistindo essa obra-prima master da Disney hoje sempre tem boas
recordações e quando assiste outra vez, volta a se sentir crinça denovo.
Um efeito que só coisas muito marcantes podem causar. Os personagens
são inesquecíveis, Timão, Pumba, Simba, Mufasa, Scar, Nala, Zazu, as
Hienas... até o Macaco das Dorgas acrescenta muito ao filme. As músicas
então... "Hakuna Matata" foi um hino da minha infância. "Can You Feel
The Love Tonight", cantada pelo grande Elton John é belíssima e se
encaixa muito bem na história. Enfim, tenho muita pena de quem não pode
crescer assistindo esse lindo desenho. Primeiro lugar com louvor!
Bom,
ta aí meu top reformulado. Tirei “A Dama e o Vagabundo” depois de rever
“Robin Hood”, e ainda não ví: “Cinderela”, “Alice no País das
Maravilhas”, “Mogli” e alguns outros aí, mas acredito que só “Alice”
(pelo que me falam e pelo que ja lí) poderia entrar.
Top 10 – Filmes da Disney
Marcadores: Top 10
Fonte:Bonas, Giulio Bonanno
Postado por Anderson Leonel às 00:54
Assinar:
Postar comentários (Atom)
© 2009 Template feito por R5Theme.
0 comentários:
Postar um comentário